Cursos

Cursos

Fortaleza

Dias 12 a 15/10

14h às 18h – Curso 1 ministrado por Denise Stutz (RJ) – Dança contemporânea e improvisação Corpo presente. Local: Teatro das Marias. Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e atores. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 20 vagas.
[Ficha 1]

Curso 1 – Dança contemporânea e Improvisação/Corpo presente – Denise Stutz (RJ)

A experimentação de um corpo que se move a serviço da imaginação e dos sentidos, impulsionado por imagens, associações e memórias. Jogos corporais estabelecem relações e ampliam a percepção do que nos rodeia: o espaço, o tempo, os outros. A partir da pesquisa e dos materiais que surgirem durante o processo de improvisação, o trabalho passa a ser direcionado para a composição cênica. A composição de uma cena, a construção de um sentido e de um pensamento claro através das ferramentas trabalhadas. O objetivo é juntar todo o processo para que cada participante tente descobrir qual a questão que o move e a importância do  sentido para a criação de uma cena .  

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, junto com outros 10 bailarinos, fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com a coreógrafa carioca Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Foi professora do Curso Técnico da Escola Angel Viana. A partir de 2003 começa a desenvolver seu próprio trabalho solo, apresentando-se na França, Espanha e África. Seu solo DeCor foi apontado pela critica de O Globo como um dos dez melhores espetáculos apresentados no Rio de Janeiro no ano de 2004. Em 2005 estreou o solo Absolutamente Só no Itaú Cultural em São Paulo e em 2007 criou Estudo para Impressões  estreando  em Madri (Espanha). Em 2008  trabalhou  uma releitura dos seus trabalhos em 3 solos em 1 tempo se apresentando no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Madri e Berlim (Alemanha).

 

Dias 12 a 16/10

9h às 12h – Curso 2 ministrado por Jorge Garcia (SP) – Dança contemporânea. Local: Vila das Artes. Público-alvo: Bailarinos e coreógrafos. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 20 vagas. [Ficha 1]

Curso 2 – Dança contemporânea – Jorge Garcia (SP)

Jorge Garcia combinou seus estudos em danças populares brasileiras, dança contemporânea e balé clássico, com o futebol e o surf, e a experiência como bailarino de grandes companhias, como Cisne Negro Cia de Dança e depois como coreógrafo no Balé da Cidade de São Paulo e de outras companhias. Realizou paralelamente diversos trabalhos independentes. Fundou o .P.U.L.T.S., Teatro Coreográfico e o GRUA – Grupo de improviso, vídeo e performance. Coreografou para grupos internacionais e trabalhou em óperas, teatro, circo e cinema. Criou sua própria companhia em 2005, a J.Gar.Cia Dança Contemporânea.

Dias 12 a 15/10

19h às 22h – Curso 3 ministrado por Silvia Soter (RJ) – Educação Somática e processos criativos. Local: Theatro José de Alencar. Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos, educadores físicos, fisioterapeutas e interessados. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 20 vagas. [Ficha 1]

Curso 3 – Educação Somática e processos criativos – Silvia Soter (RJ)

Neste curso serão propostos  diferentes “ateliês”- espaços de experimentação a partir da prática da educação somática - que buscam ampliar os recursos criativos daqueles que trabalham com dança e com técnicas corporais em geral.  

Silvia Soter é bailarina, graduada em dança pela Universidade de Paris 8 (França- 1996),  Mestre em Teatro pela UNIRIO (2005), crítica de dança do jornal O Globo e professora de Ginástica Holística – Método da Dr. Ehrenfried, formada por Marie-Josèphe Guichard na França, em 1996. Junto com Roberto Pereira, foi organizadora da publicação Lições de Dança. Desde 1998, é professora do Curso de Dança da UniverCidade (Rio de Janeiro), onde também criou o Curso de pós-graduação em Educação Somática: estudos e métodos da consciência corporal e da expressão pela dança. Atua como dramaturgista da Cia Lia Rodrigues de Danças. É autora do livro Cidadãos dançantes: a experiência de Ivaldo Bertazzo com o corpo de dança da Maré, UniverCidade Editora – 2007.  Desde julho de 2009, está a frente do programa de rádio semanal  Arte movimento: Corpo e dança, na Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro.

forumbanner1a

Olharce, a revista de dança do Ceará

Circuitobanner

 

 

 

 

 

 

 

VII Bienal Internacional de Dança do Ceará / 2009 © Todos os direitos reservados