Espetaculos em cartaz

Perscrutando pistas

Atenta aos movimentos e contextos, perscrutando pistas, a Bienal Internacional de Dança do Ceará inclui na programação de sua 7ª edição, a ser realizada de 16 a 26 de outubro em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, trabalhos de artistas que por muito tempo integraram conceituadas companhias para, depois, se lançarem em projetos autorais, geralmente em colaboração com outros artistas. Entre eles: Denise Stutz (RJ), uma das criadoras do Grupo Corpo, com Três solos em um tempo; a ex-integrante da Quasar, Lavínia Bizzoto (RJ), dançando Na dobra do tempo; as cariocas Marcela Levi, ex-bailarina da Lia Rodrigues Companhia de Danças, e Flávia Meireles, que dançou com coreógrafos como João Saldanha e Paulo Caldas, trazem Em redor do buraco tudo é beira; e a argentina Marina Brusco, que foi bailarina do Teatro San Martín de la Ciudad de Buenos Aires e vem a Fortaleza pela primeira vez com Chito.

A Bienal também convida grupos e artistas independentes de dança que, em meio à precariedade e instabilidade dos mecanismos de fomento, vêm resistindo e se afirmando na paisagem da dança nacional. São eles: Staccato|Paulo Caldas, com Quinteto; Cena 11, dirigida por Alejandro Ahmed, com o trabalho Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente; o mineiro Vanilton Lakka, com o solo Interferência inacabada... preste atenção no ruído ao fundo; o argentino Luis Garay, que retorna a Fortaleza com Maneries; e a companhia alemã Toula Limnaios traz Les Possédés.

A programação tem atenção especial, ainda, à produção coreográfica feminina, com uma homenagem às criadoras que, ao longo do século XX e neste início de novo milênio, fundam na dança novos estatutos éticos e poéticos, formas outras de povoar o universo dessa arte com suavidade, intensidade e inaugurando novos regimes de sentido. O Ballet de Lorraine traz a Fortaleza e Sobral três programas que contam com obras referenciais de Martha Graham, Isadora Duncan, Maguy Marin e Lia Rodrigues.

 

Hymnen (Lia Rodrigues, G. Fromanger, D. Deschamps) - Ballet de Lorraine (França) - Foto: Laurent Philippe

Hymnen (Lia Rodrigues, G. Fromanger, D. Deschamps) - Ballet de Lorraine (França) - Foto: Laurent Philippe

item3

Olharce, a revista de dança do Ceará

 

VII Bienal Internacional de Dança do Ceará / 2009 © Todos os direitos reservados