Residências

Residências artísticas

Fortaleza

Dias 10 a 17/10

14h às 19 (Dias 10, 11 e 17/10) e 10h às 14h (Dias 12 a 16/10) – Residência artística ministrada por João Fiadeiro (Portugal) – Composição em tempo real. Local: Alpendre. Público-alvo: Coreógrafos, intérpretes-criadores e performers. Inscrição mediante seleção prévia de currículo. 20 vagas. [Ficha 1]

Residência artística – Composição em Tempo Real – João Fiadeiro (Portugal)

O método de Composição em Tempo Real tem sido desenvolvido e sistematizado por João Fiadeiro desde 1995. A partir de 2005 começou a afirmar-se no território da investigação, debruçando-se nomeadamente sobre o problema da “decisão” e da “representação”, alargando assim a sua esfera de interesse e de aplicabilidade para fora das fronteiras da dança e mesmo da arte. É um método fortemente influenciado pelos avanços que se têm verificado nos últimos anos em disciplinas científicas como a neurobiologia, a ciência econômica, a ciência da computação, a filosofia da linguagem e da mente, a física quântica, a linguística cognitiva, etc. Composição em Tempo Real é uma designação que nasce por oposição à idéia vinculada por algumas práticas de improvisação que promovem as noções de “instantâneo” e “espontâneo” como sinônimos de “liberdade” e “autenticidade”. O método defende que “agir livremente”, mesmo sob a pressão do “tempo real” (ou sobretudo por causa disso), pressupõe uma leitura “distanciada” do contexto em que se é interpelado a agir, bem como o controle das condições de visibilidade desse movimento. Numa palavra, pressupõe que sejamos responsáveis pelas nossas ações.

João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final da década de 80 e que, na sequência do movimento pós-moderno americano e dos movimentos da Nouvelle Danse francesa e belga, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Grande parte da sua formação é feita entre Lisboa, Nova Iorque e Berlim, tendo depois dançado na Companhia de Dança de Lisboa (1986-1988) e no Ballet Gulbenkian (1989-1990). Em 1990 fundou a Companhia RE.AL que, para além da criação e difusão dos seus espectáculos, acolhe e representa artistas transdisciplinares e acompanha artistas emergentes através da organização de laboratórios artísticos. Os seus trabalhos são apresentados com regularidade por toda Europa, Estados Unidos, Canadá e América do Sul.

Sobral

Dias 11, 12 e 13/09 (1ª fase) e 02, 03 e 04/10 (2ª fase)

Ação de interiorização ministrada por Flávio Sampaio e Alex Santiago (Cia. de Dança de Paracuru). Sempre de 8h às 12h e de 14h às 18h. Local: SESC Sobral. Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e atores. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 40 vagas.

Ação de interiorização – Oficinas, Mostra de vídeos e História da Dança – Flávio Sampaio e Cia. de Dança de Paracuru (CE)

1ª fase: oficinas de Balé Clássico, História da Dança, Dança Contemporânea e Mostra comentada de vídeos de dança (Período romântico e neoclássico),

2ª Fase: Oficinas de Balé Clássico, História da Dança do Século XX, Hip Hop e Mostra comentada de vídeos de dança (Moderno e pós-moderno)

Juazeiro do Norte

Dias 25, 26 e 27/09 (1ª fase) e 09, 10 e 11/10 (2ª fase)

Ação de interiorização ministrada por Flávio Sampaio e Cia. de Dança de Paracuru. Sempre de 8h às 12h e de 14h às 18h. Local: SESC Juazeiro. Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e atores. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 40 vagas.

Ação de interiorização – Oficinas, Mostra de vídeos e História da Dança – Flávio Sampaio e Cia. de Dança de Paracuru (CE)

1ª fase: oficinas de Balé Clássico, História da Dança, Dança Contemporânea e Mostra comentada de vídeos de dança (Período romântico e neoclássico),

2ª Fase: Oficinas de Balé Clássico, História da Dança do Século XX, Hip Hop e Mostra comentada de vídeos de dança (Moderno e pós-moderno)

Paracuru

Dias 19 a 23/10

Residência artística – Composição coreográfica ministrada por Minna Tuovinen e Martin Heslop, As2 wrists dance company (Finlândia) – Projeto MovesOn. Local: SESC Sobral. Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e atores. Inscrição: preenchimento das vagas por ordem de entrega da ficha. 20 vagas.

Ação de interiorização – Residência artística – Composição coreográfica – As2 wrists dance company – Projeto MovesOn – Minna Tuovinen e Martin Heslop (Finlândia)

Minna Tuovinen nasceu em Kuopio (Finlândia) e Martin Heslop em Middlesbrough (Inglaterra). Ambas estudaram no Laban Centre de Londres e na Erick Hawkins School de Nova Iorque (Estados Unidos), onde dançaram em várias companhias e apresentando suas próprias obras. Juntos criaram mais de 30 coreografias, algumas das quais apresentadas na Inglaterra, Espanha, Rússia, Lituânia, Dinamarca, Suécia, Holanda, Estados Unicos, Argentina e Brasil. En 1999 formaram sua própria companhia de dança: As2wrists, com criações dirigidas a festivais nacionais e internacionais. Além do trabalho de coreógrafos, são reconhecidos como profesores, ministrando aulas em toda Finlândia, assim como oficinas e conferências na Espanha,  Alemanha, Inglaterra e Suécia. Ambos são professores titulares no Theatre Academy in Helsinki (Finlândia). En 2007 apresentaram a obra Tango for the emotionally famous em Buenos Aires (Argentina), com grande êxito de público e crítica. En 2008 a compahia fez turnê com a mesma obra por várias cidades argentinas (Rosario, Santa Fe e Marcos Juárez) e no Teatro Xisto de Salvador (Bahia). Desde 2009 estão desenvolvendo o projeto MovesOn – desenvolvimento cultural – no nordeste do Brasil e na cidade de Bahía Blanca (Argentina), com apoio do Ministério de Assuntos Exteriores da Finlândia e Arts Council of Finland, em associação com organizações locais.

forumbanner1a

Circuitobanner

 

 

 

 

 

 

VII Bienal Internacional de Dança do Ceará / 2009 © Todos os direitos reservados