De Par Em Par 2012 | Release

Dramaturgias do Corpo em pauta na Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2012

Na abertura, o Balé Teatro Guaíra, do Paraná, apresenta A Sagração da Primavera

Com a temática nas Dramaturgias do Corpo, a Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza este ano o Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2012. O evento acontecerá de 18 de outubro a 04 de novembro em Fortaleza, Sobral, Itapipoca, Aquiraz, Paracuru e Tabuleiro do Norte com o patrocínio da Petrobras. Em Fortaleza terá programação em espaços como Vila das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar e Estoril.

A abertura oficial será no dia 19, no Theatro José de Alencar, com solenidade às 20h, seguida de apresentações do bailarino e coreógrafo cearense Fauller, na remontagem do solo “A Cadeirinha e Eu”, de Silvia Moura, e o Balé Teatro Guaíra, do Paraná, no espetáculo “A Sagração da Primavera”.

Este ano, pretende-se traçar um corpo de pensamento a partir de uma lógica das sensações. Ao contrário das convenções cênicas da tradição dramática, o que se assiste agora é uma aposta estética em novos territórios de sentido, na autonomia da dança em relação às suas narrativas e nos processos híbridos da arte.

A Bienal De Par Em Par foi criada em 2008 para preencher as lacunas dos anos pares da Bienal de Dança, que acontece nos anos ímpares desde 1997. O diferencial dessas edições é dar maior ênfase à aproximação da dança com outras linguagens, como as artes visuais e o audiovisual.

Dois programas vão marcar a Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012: o Encontro Terceira Margem que, por meio de convocatória, selecionou espetáculos, videoinstalações, performances e intervenções urbanas que vão compor a programação desta edição; e o CirculaDança, um programa de circulação e interiorização pelo estado do Ceará de espetáculos, residências de criação e oficinas.

Os espetáculos serão levados ao palco por: Micheline Torres (RJ), Aretha Maciel (MG), Luiz Otávio (CE), Viana Jr. (CE), Grupo N∞ (CE), Ivan Bernadelli (SP), Alice Ripoll (RJ) e Victor D’Olive (RJ). Com intervenções urbanas ou performances outdoor, participam do Encontro: Clarice Lima (CE/SP), David Santos (CE), Edivaldo Batista – Teatro Máquina (CE) e Flaviany Lamas (BA). As videoinstalações selecionadas são de: Aspásia Mariana (CE), Claire Buisson (França), Éden Peretta (MG), Jorge Soledar (RJ/RS), Katxerê Medina (SP), Leonardo Mouramateus (CE), Marina Mapurunga (RJ/CE), Paula Almiron (Argentina), Paula Budnik (Argentina), Quio Binetti (Argentina) e Renan Marcondes (SP).

Mais atrações

Também nesta edição, a Bienal De Par Em Par terá em sua programação a Edisca Cia. de Dança, com o espetáculo Só, a São Paulo Companhia de Dança em In the middle, somewhat elevated?, Selim Bem Safia (Tunísia), em Smurfeddin; o cearense radicado na Bélgica Cláudio Bernardo/Cia As Palavras em USDUM, espetáculo que marcou a primeira Bienal de Dança do Ceará; a francesa Julie Nioche em dois espetáculos, Nos Solitudes e Central Park, a americana Leah Morrison, da Trisha Brown Dance Company, no solo If you couldn't see me, e a companhia Meg Stuart/Damage Goods nos solos Soft Wear e Signs of Affection. 

Ações de formação: oficinas e residência coreográfica

O programa de atividades formativas da Bienal Internacional de Dança / De Par Em Par 2012 é composto de atividades distintas e complementares entre si, por meio das quais serão abordados, de diferentes modos e em vários níveis, questões e conteúdos direcionados a públicos específicos. Assim, busca-se atingir um espectro amplo de profissionais da dança, abrangendo bailarinos e professores de dança clássica, professores de dança atuando no ensino público, bem como coreógrafos, bailarinos e performers da dança contemporânea interessados em refletir acerca de suas próprias práticas e adquirir novos conhecimentos em suas respectivas áreas de atuação. O acesso às oficinas e à residência coreográfica se dará gratuitamente. 

As oficinas são as aulas práticas de dança abrangendo distintas técnicas e práticas corporais, destinadas a estudantes, professores e demais profissionais atuando na interpretação e criação coreográfica / cênica, bem como na docência. Terão carga horária de 10 a 20 horas/aula e terão como público alvo participantes de nível intermediário e avançado.

A francesa Nathalie Pubellier conduz a Residência Coreográfica de Dança Contemporânea no período de 8 a 19 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 2. A americana Leah Morrison, integrante da Trisha Brown Dance Company, ministra a Oficina de Repertório Coreográfico de 24 a 26 de outubro, com inscrições abertas até o dia 11. As quatro atividades acontecerão na Vila das Artes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.bienaldedanca.com.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2012 tem o patrocínio da Petrobras. Apoio Cultural: Funarte. Parceiros: Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança. Realização: Indústria da Dança, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Theatro São João.

Destaque

  • Clarice Lima + gente fina, elegante e sincera (SP/CE)

    Exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? Desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino habitam em espaços de passagens.
    Saber mais

Rede Social