Ateliês de Criação, Formação de Produção e Cenotécnica em Dança

saber mais

Inscrições - de 27/08 a 02/09

A necessidade de articulação entre agentes, instituições e iniciativas culturais com a finalidade de gerar sinergia nas ações propostas tem sido uma pauta frequente em encontros e fóruns do meio cultural. A realização de ações compartilhadas de formação, o estabelecimento de itinerários formativos, de colaborações entre instituições e de intercâmbios artísticos são algumas das possibilidades que podem dar forma a essa articulação.

A promoção da inclusão profissional, por sua vez, vem tornando-­se um aspecto cada vez mais presente nas propostas pedagógicas das várias instâncias que promovem ações formativas em arte e cultura.

Atentos a essas questões e demandas, a Rede CUCA, o Centro Cultural do Bom Jardim, a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Vila das Artes articulam­-se para realizar o Trajetos EnCena. Trata-­se de uma ação a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da seguinte questão: como contribuir para o acesso de jovens e adolescentes aos saberes­ fazeres da cena teatral, seja no palco ou nas coxias?

...

...

Movidos pelo desejo de apresentar uma proposta entre tantas outras possíveis, esses parceiros realizam duas ações distintas e interligadas que configuram uma forma de acesso aos palcos. De um lado, a produção de duas obras coreográficas envolvendo bailarino(a)s dos CUCAS e do CCBJ, coordenadas por dois experientes coreógrafos convidados e resultando em trabalhos a serem apresentados na programação da Bienal 2015.

De outro lado, a realização de um curso de iluminação cênica, culminando com a criação da luz para as obras coreográficas e a participação de estagiários egressos do curso nas equipes técnicas da Bienal de Dança 2015. O Trajetos Encena materializa assim uma importante articulação envolvendo equipamentos e iniciativas do estado, do município e da sociedade civil. Inaugura-­se aí uma parceria ampla e potente, capaz de mobilizar um grande número de atores culturais e gerar forte sinergia nas ações propostas. Ademais, configura uma via de acesso à experiência cênica para jovens que vislumbram um dia inserir­-se profissionalmente nesse espaço, seja por meio dos fazeres técnicos ou artísticos que os palcos ensejam. Que este seja apenas o primeiro de múltiplos trajetos!

Inscrições

27 de agosto a 02 de setembro de 2015

Local de Inscrição

- Cucas (Barra, Mondubim e Jangurussu)

- Centro Cultural do Bom Jardim

- Na internet  clique aqui para acessar o formulário

Obs: No ato da inscrição deve ser apresentado documento com foto e comprovante de residência e para as inscrições realizadas na internet o documento com o foto e o comprovante de residência deverá ser entregue no dia das audições

Critérios

- Apresentar RG ou outro documento com foto e comprovante de residência no ato da inscrição ou no dia das audições ­

- Ter idade a partir de 16 anos ­

- Ter experiência prévia em dança (Danças urbanas, tradicionais, contemporânea ou outras danças) ­

- Preferencialmente residir nos bairos localizados nas regionais 1, 5 e 6 ou que tenham passado por formações ou experiências em dança nos Cucas ou no Centro Cultural do Bom Jardim

Obs: Os inscritos serão selecionados mediante audicões, conforme discriminado abaixo.

Audições para seleção dos inscritos

Dia 4 de setembro:
das 9h as 12h e 14h as 18h na Sala de Artes Cênicas do Cuca Barra ­

Dia 5 de setembro:
das 9h as 12h e 14h as 18h na Sala de Artes Cênicas do Cuca Mondubim

Como funcionam os ateliês

- Os ensaios acontecem 03 vezes por semana com 4h­ de duração por dia

- Os ateliês acontecem no período de 08 de setembro a 24 de outubro de 2015

- Este processo de formação resultará em apresentações na programação da X Bienal Internacional de Dança do Ceará, os locais, as datas, e quantidade de apresentações serão definidos posteriormente.

- Os selecionados para os ateliês terão transporte e lanche durante as aulas.

- Os ateliês não oferecem remuneração financeira.

Contato

Telefones: 085 34975981 - 32683034 - 987338812