Seminário Corpo, Performance e Biopolítica – modos de vida e estéticas da existência

Corpo, Performance e Biopolítica – modos de vida e estéticas da existência é o tema do seminário que começa nesta terça-feira, 19, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e segue até o dia 22 com a realização de mesa-redonda, sempre das 19h às 22h, com acesso livre. O seminário integra o 2º Encontro Terceira Margem, um dos eixos de ações da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010.

Seis estudiosos e realizadores da área, em duas mesas diárias mediadas por Marcos Moraes (SP) compõem a programação. São eles, Beatriz Furtado (CE), que proferirá palestra sobre A Performance e o Corpo-arquivo; Felipe Ribeiro (RJ), que vai falar sobre Pensamentos sobre Forma, Força, e a Política da Hipérbole; Sylvio Gadelha (CE), sobre A capitalização biopolítica do corpo no neoliberalismo; André Lage (SP), com o tema Fragmentos de experiências construídos a partir da estratégia de criação e modo de operação propostos pelo método de Composição em Tempo Real; Thereza Rocha (RJ), sobre O que é isso: a Dança conceitual?; e Maria Cristina Franco Ferraz (RJ), em palestra sobre Biopolítica e mulher-hormônio: cultura somática e invenção artística.


  CIRCULADANÇA

Um programa da Bienal De Par Em Par, de circulação de espetáculos, residências e oficinas pelas diversas cidades do Ceará. Nesta edição contamos com as presenças da Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ), Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP), além dos cearenses Alysson Amancio Cia. de Dança, Cia. Vidança, Paracuru Cia. de Dança, Silvia Moura, Cia. Dos Pés Grandes, Balé Baião Jovem, Cia Arreios, Cia de Dança Ciclos, entre outros.

ler mais

 Terceira Margem

A 2ª edição do Encontro Terceira Margem traz a participação de 52 trabalhos de várias partes do País, selecionados a partir da Convocatória 2010, além de companhias, artistas e coletivos locais, nacionais e internacionais convidados pela curadoria do festival. A programação inclui espetáculos, proposições, variações, performances e intervenções urbanas, mostra de vídeos, imagens projetadas e ocupações temporárias de espaços.

ler mais