Trisha Brown inicia turnê brasileira em Fortaleza

O trabalho de uma das mais respeitadas coreógrafas americanas é apresentado pela primeira vez no Ceará. Comemorando 40 anos de existência, a Trisha Brown Dance Company abre sua turnê pelo Brasil trazendo a Fortaleza as primeiras peças da companhia, que compõem os Early Works e foram criadas nos anos 70, na efervescência da dança pós-moderna americana. Esses trabalhos serão apresentados neste sábado (23/10) em três diferentes momentos: às 15h30, na Praça do Ferreira; às 17h30, na Praça Verde do Dragão do Mar; e às 18h, no Museu de Arte Contemporânea/MAC do Dragão do Mar. Já no domingo (24/10), às 21h, três peças do repertório da companhia podem ser vistas no Theatro José de Alencar: L'Amour au théâtre, You can see us e Foray Forêt.


A americana Trisha Brown ficou conhecida pelos trabalhos desenvolvidos no Judson Dance Theater, em Nova York, nos anos 60. Ao fundar sua própria companhia, nos anos 70, a artista criou suas primeiras danças em espaços alternativos, incluindo telhados e paredes, sempre flertando com a gravidade. Ao lado de outros artistas-pensadores, como Yvonne Rainer e Steve Paxton, modificou os limites do que poderia ser considerado como movimento apropriado para coreografia, mudando, assim, a dança moderna de modo irreversível.

  CIRCULADANÇA

Um programa da Bienal De Par Em Par, de circulação de espetáculos, residências e oficinas pelas diversas cidades do Ceará. Nesta edição contamos com as presenças da Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ), Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP), além dos cearenses Alysson Amancio Cia. de Dança, Cia. Vidança, Paracuru Cia. de Dança, Silvia Moura, Cia. Dos Pés Grandes, Balé Baião Jovem, Cia Arreios, Cia de Dança Ciclos, entre outros.

ler mais

 Terceira Margem

A 2ª edição do Encontro Terceira Margem traz a participação de 52 trabalhos de várias partes do País, selecionados a partir da Convocatória 2010, além de companhias, artistas e coletivos locais, nacionais e internacionais convidados pela curadoria do festival. A programação inclui espetáculos, proposições, variações, performances e intervenções urbanas, mostra de vídeos, imagens projetadas e ocupações temporárias de espaços.

ler mais