Tweet |
A partir de 19 de setembro, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará abre inscrições para duas oficinas de dança contemporânea. A primeira delas é o ateliê com o italiano Francesco Scavetta. A ação baseia-se na pesquisa que o coreógrafo e professor vem fazendo há vários anos, intitulada Surprised Body. A aula concentra-se na percepção e ativação do centro e da gravidade como motores do movimento, buscando a harmonia deste com a respiração, liberando as contrações nas articulações e permitindo o sentido da gravidade ser uma parte constante da consciência.
A oficina de Scavetta, que é direcionada a bailarinos, coreógrafos e performers de todo o Brasil com experiência em práticas corporais, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 10h às 12h, em local a ser definido, integrando a programação da edição 2011 do festival. No total, são disponibilizadas 20 vagas para os interessados, que poderão realizar sua inscrição até o dia 04 de outubro.
Já Loïc Touzé ministrará ateliê de 19 a 21 de outubro, das 10h às 13h, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Durante o período, o coreógrafo francês pretenderá desorganizar, alterar e deslocar hábitos composicionais, bem como interrogar os modos de captura das informações visuais, auditivas e tácteis. A cada dia de trabalho, Touzé começará por uma prática, cujo objetivo principal será favorecer a disponibilidade do corpo e do espírito, a partir de técnicas de relaxamento e de experimentação corporal. Para esta oficina, são disponibilizadas 10 vagas, e as inscrições permanecem abertas até 07 de outubro.