2012| 70min| 6 anos
Elaborado no âmbito do Festival Encontros do Devir, em torno da desertificação/desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve, esse trabalho lança um olhar sobre a preciosa recolha de Michel Giacometti, sobretudo aquelas feitas em torno das canções de trabalho. É também um olhar sobre práticas de vida tradicionais e rurais em geral, um “retrato alargado” dos Serrenhos do Caldeirão.
Concepção e interpretação Vera Mantero Desenho de luz Hugo Coelho Captura de imagens e elaboração de guião para o vídeo Vera Mantero Montagem vídeo Hugo Coelho Excertos da filmografia completa de Estação Ponto de Cultura Galpão da Cena Excertos de textos de Antonin Artaud, Eduardo Viveiros de Castro, Jacques Prévert e Vera Mantero Residências Artísticas Centro de Experimentação Artística - Lugar Comum/Fábrica da Pólvora de Barcarena/Câmara Municipal de Oeiras e DeVIR/CaPA/Faro Co-produção DeVIR/CaPA Produção O Rumo do Fumo Agradecimento Editora Tradisom Foto Luis da Cruz
Vera Mantero estudou dança clássica e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Começou a sua carreira coreográfica em 1987 e desde 1991 tem mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. Desde 2000 dedica-se igualmente ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e co-criando projetos de música experimental.