Inspirado no pintor Francis Bacon (1909-1992), o espetáculo Corpo Sobre Tela, do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches, utiliza elementos de dança, performance e artes plásticas. Motivado pela vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon, Abranches uniu passos ensaiados à movimentos involuntários – o artista é portador de coreoatetose, um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros – e tintas de diversas cores, criando a cada apresentação um novo espetáculo.
Intérprete-criador e direção Marcos Abranches Assistente de direção e produção Alfredo Nora Logística montagem Cia.Vidança-SP e Alfredo Nora Sonoplastia Aécio de Souza Produção Cristina Flória e A2.0 Produções Artísticas Co-produção Governo do Estado de São Paulo, APAA Associação Paulista dos Amigos da Arte, Teatro Sérgio Cardoso e Secretaria da Cultura Estado de São Paulo
Marcos Abranches nasceu na cidade de São Paulo, em 25 de maio de 1977. É coreógrafo e dançarino portador de coreoatetose, deficiência física rara decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. O profissional utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.