Bienal de Dança comemora 18 anos


Há 18 anos a Bienal Internacional de Dança do Ceará começava uma história longa, de intensa e contínua atividade de difusão e formação na capital e interior, com o mérito, ainda, de ter representado papel fundamental para o surgimento de cursos técnicos e de graduação superior em dança no estado.

Em 2015, a Bienal chega à 10ª edição, com programação de 23 de outubro a 08 de novembro em Fortaleza (23.10 a 02.11)Sobral (23 a 25.10)Juazeiro do Norte (27 a 30.10)Crato (28 e 29.10)São Gonçalo do Amarante - Taíba (30 e 31.10)Paracuru (31.10 e 01.11)Itapipoca (03 e 04.11)Trairí (05 e 06.11) Uruburetama (07 e 08.11). Apresentada pela Petrobras Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e com o co-patrocínio da Caixa, a Bienal tem acesso gratuito a todos os espetáculos e atividades.

São mais de 70 apresentaçõesde artistas locais, nacionais e internacionais na capital e nas oito cidades do interior, além de residências artísticas, oficinas, palestras e intervenções em espaços públicos. Em Fortaleza, a Bienal acontecerá em importantes equipamentos culturais - Theatro José de AlencarCineteatro São LuizTeatro Dragão do MarSesc Senac IracemaCUCAs BarraJangurussu Mondubim - e na Praça das Artes, na Granja Portugal, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim.

Nesta edição, a Bienal recebe artistas da ArgentinaBélgicaCaboVerdeCoréiaFrançaPortugal Suíça, além de atrações nacionais de Minas GeraisParanáRio de Janeiro São Paulo. A cena local se fará presente por meio de criadores de FortalezaParacuruItapipocaJuazeiro do NorteTrairíItapajéTururu Uruburetama.

Em cena, mais de 300 bailarinos de técnicas e linguagens diversas nos palcos desta Bienal, que segue firme depois de 18 anos com os propósitos de contribuir para dinamizar a difusão da dança cênica, promover o diálogo da cena local com outros contextos, fomentar o intercâmbio de experiências.

Confira a programação!

 

PROGRAMA FRINGE

a  programação paralela de música, que congrega artistas e público para celebrar a arte e a vida além dos palcos.

saber mais