A Bienal, com o seu programa Dança em Palavras, promove, no dia 24 de outubro, uma discussão sobre Políticas Públicas com a colaboração de acadêmicos, gestores e especialistas em direitos culturais. A programação começa às 17h, no Café Iracema do Theatro José de Alencar (foyer), com a palestra "A Arte e o Estado", proferida pelo professor Humberto Cunha, Mestre e Doutor em Direito, pesquisador com estudos sobre direitos culturais, cultura, patrimônio cultural, políticas culturais e direitos fundamentais.
Para debater "O estado da Arte" a Bienal promove uma roda de conversa às 17h30 no foyer do Theatro José de Alencar com Silas de Paula, fotógrafo, doutor pela Universidade de Loughborough (Inglaterra), professor do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará.
Na sequência, o tema debatido é "O Estado do Ceará e a formação em Dança", com a participação do Secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, e dos gestores e profissionais da dança, Cláudia Pires, Silvia Moura, Flávio Sampaio e Marcio Caetano . O debate será mediado por Ernesto Gadelha.
Aproveitando o ensejo dessas discussões, a Bienal apresentará, ao longo de sua programação, um recorte da produção coreográfica gestada no âmbito de formações públicas em dança, como a Formação Básica em Dança da Vila das Artes, as graduações em Dança da Universidade Federal do Ceará e o Curso Técnico em Dança do SENAC/Centro Dragão do Mar.